Se você chegou até aqui, é porque deve estar procurando tudo sobre Book Proposals, certo?
Pensando na dificuldade e nas muitas dúvidas que surgem na cabeça de quem está se preparando para mostrar seu livro por aí, escrevemos este pequeno guia para iluminar sua jornada!
🦶 Passo 1: o que é um Book Proposal?
É uma forma de apresentação do seu livro. Aqui, você vai reunir as principais informações criativas e técnicas, além da argumentação para convencer uma editora ou uma agência a apostar no seu projeto. É quase como o currículo do seu livro! Pode ser no estilo simples e organizado ou todo trabalhado no visual babadeiro.
🦶 Passo 2: por onde eu começo?
Se o seu livro estiver pronto, reuna tudo o que você tem sobre ele. Pense em dois grandes grupos:
✦ Dados técnicos: título, sinopse, número de páginas, caracteres totais com espaçamento, gênero, formato etc.
✦ Dados artísticos: qual foi a sua inspiração para escrever a história? sobre o que ela fala? quais elementos culturais, visuais, criativos, populares etc. conversam com o seu livro?
O BP é feito, principalmente, para originais já finalizados. Se o seu livro não estiver pronto, reúna tudo o que você tem sobre ele da mesma forma. A diferença vai ser que você vai trabalhar com previsões e não dados concretos.
🦶 Passo 3: tenho o dossiê completo, e agora?
É a hora de organizar a forma que todas essas coisas estarão dispostas. Em geral, o Book Proposal é entregue em PDF e pode conter apenas as informações ou imagens e cores. Não é difícil encontrar sugestões na internet, mas quanto mais fiel o visual for à sua história, mais você tem chance de conquistar a atenção das pessoas!
Outro ponto importante que você não pode esquecer de jeito nenhum é dizer o porquê tudo isso é relevante. Não só para você, mas para quem você está apresentando e para o mercado editorial como um todo. Lembre-se: o BP serve para convencer outros profissionais a acreditarem no sucesso do seu livro.
🦶 Passo 4: não se esqueça de falar sobre você!
Incluir no BP um minicurrículo sobre sua trajetória literária é sempre bem-vinda. Vale colocar tudo o que for importante, desde a participação num antologia de editora pequena a um prêmio grande.
🦶 Passo 5: uma amostra sempre cai bem!
Nem sempre esse é um item solicitado, porém é sempre positivo você incluir uma pequena degustação do livro no seu BP. Dessa forma, além de avaliar o projeto como um todo, a pessoa que recebeu seu arquivo poderá ver como você escreve, sentir o clima da história e se está de acordo com tudo o que você apresentou e a linha editorial com a qual ela trabalha.
Portanto, capriche! Envie o capítulo mais marcante, ou um trecho instigante, a sua melhor cena! Ao apresentar um belíssimo Book Proposal, você pode conquistar não só pela sua história, mas pela sua dedicação e atenção em fazê-lo.
🦶 Passo 6: dicas finais!
✦ Nunca, jamais, em hipótese nenhuma, erre o nome da quem irá receber o seu material;
✦ Não envie o BP no corpo do e-mail, ainda que seja um word simples, envie anexado. Se for um formulário, envie no campo certo e de acordo com as especificações;
✦ Use o título do e-mail estrategicamente. Na maioria das vezes, editores(as) e agentes têm suas caixas de entrada lotadas, mas você pode convencer alguém só com uma frase bem elaborada;
✦ Mantenha seu BP atualizado, especialmente se o seu livro não estiver pronto quando você fizer a primeira versão dele. Sempre acrescente novas participações, novos prêmios, novos assuntos pertinentes e tudo mais que for relevante para torná-lo ainda mais atrativo;
👉 Quer um modelinho para seguir? A Dona Fantástica preparou um guia com perguntinhas para te ajudar a reunir as informações!
É de graça, basta preencher o campo abaixo e receber o seu arquivo! 👇
campo de e-mail com envio automático do PDF ou botão com download direto
Quer enviar o seu Book Proposal para a Dona Fantástica? Acesse o nosso formulário de originais!
Nenhum comentário ainda, adicione sua voz abaixo!